• VB Creations

Veja o local onde Elias derrotou os profetas de Baal


O Monte Carmelo é uma montanha situada na costa de Israel, com vista para o Mar Mediterrâneo. O seu nome, “Karmel”, significa "jardim" ou "campo fértil".

Trata-se do lugar onde ocorreu a vitória histórica do profeta Elias sobre os profetas de Baal, conforme está escrito em 1 Reis 18.21 a 39.


Veja abaixo:


Depois, Elias se aproximou de todo o povo e disse: — Até quando vocês ficarão pulando de um lado para outro? Se o Senhor é Deus, sigam-no; se é Baal, sigam-no. Porém o povo não disse uma só palavra. Então Elias disse ao povo: — Eu sou o único que restou dos profetas do Senhor , e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens. Tragam, agora, dois novilhos. Eles que escolham para si um dos novilhos e, cortando-o em pedaços, o ponham sobre a lenha, porém não ponham fogo. Eu prepararei o outro novilho e o porei sobre a lenha, mas não porei fogo. Então eles invocarão o nome de seu deus, e eu invocarei o nome do Senhor . E há de ser que o deus que responder com fogo esse é que é Deus. E todo o povo respondeu: — É uma boa proposta!


Elias disse aos profetas de Baal: — Escolham um dos novilhos e preparem-no primeiro, porque vocês são muitos. Depois, invoquem o nome do deus de vocês, mas não ponham fogo na lenha. Pegaram o novilho que lhes foi trazido, prepararam-no e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até o meio-dia, dizendo: — Ó Baal, responde-nos! Porém não se ouviu nenhuma voz e não houve quem respondesse. E ficaram pulando ao redor do altar que tinham feito. Ao meio-dia, Elias começou a zombar deles, dizendo: — Gritem mais alto, porque ele é deus! Pode ser que esteja meditando, atendendo a necessidades ou viajando. Talvez esteja dormindo e necessite que o acordem. E eles clamavam em altas vozes e se cortavam com facas e com lanças, segundo o seu costume, até ficarem cobertos de sangue.


Passado o meio-dia, eles profetizaram, até a hora do sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma. Então Elias disse a todo o povo: — Aproximem-se de mim. E todo o povo se aproximou dele. Elias restaurou o altar do Senhor , que estava em ruínas. Pegou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de Jacó, a quem tinha vindo a palavra do Senhor , dizendo: "O seu nome será Israel. Com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor . Ao redor dele fez uma vala capaz de conter duas medidas de sementes e então armou a lenha, cortou o novilho em pedaços e os pôs sobre a lenha.


Então disse: — Encham quatro cântaros com água e derramem sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: — Façam isso outra vez. E eles o fizeram. Disse mais: — Façam isso pela terceira vez. E eles o fizeram pela terceira vez. A água escorria do altar e enchia também a vala aberta. Quando chegou a hora do sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou do altar e disse: — Ó Senhor , Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje se fique sabendo que tu és Deus em Israel, e que eu sou o teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas. Responde-me, Senhor , responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor , és Deus e que fizeste o coração deles voltar para ti. Então caiu fogo do Senhor e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras e a terra, e ainda lambeu a água que estava na vala. Quando o povo viu isso, todos se prostraram com o rosto em terra e disseram: — O Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!


Para relembrar essa vitória surpreendente, um memorial dedicado ao profeta Elias foi construído no Monte Carmelo.


Os participantes da Caravana Apostólica, organizada pela Igreja Renascer em Cristo em parceria com a Hebrom Turismo, visitaram o local na manhã desta quarta-feira (15).


Eles também foram ministrados pela Bispa Sonia Hernandes, que também relembrou outros momentos importantes da trajetória de Elias.




Ainda sobre o profeta Elias...


Naquela época, havia dois reinos: Israel, que era o reino do norte, e Judá, que era o reino do sul.


Israel estava passando por uma terrível crise espiritual. Seu rei, Acabe, era casado com Jezabel, uma princesa de origem fenícia e sacerdotisa de Baal, conhecido como o deus da chuva. Ela foi uma das responsáveis por trazer ídolos pagãos para Israel.


Elias, então, foi levantado para denunciar este mal. Ele foi um profeta conhecido por ter realizado grandes feitos em nome do Senhor. Por meio de suas profecias, desceu fogo do céu, choveu e tornou a viver o filho de uma viúva.


Conforme sua palavra, Israel ficou mais de três anos sem chuva, mostrando que Baal era uma farsa.


Outro grande milagre ambientado no Monte Carmelo foi justamente o fim da seca profetizado por Elias.


1 Reis 18.41 a 46: “Então, disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque já se ouve ruído de abundante chuva. Subiu Acabe a comer e a beber; Elias, porém, subiu ao cimo do Carmelo, e, encurvado para a terra, meteu o rosto entre os joelhos, e disse ao seu moço: Sobe e olha para o lado do mar. Ele subiu, olhou e disse: Não há nada. Então, lhe disse Elias: Volta. E assim por sete vezes.

À sétima vez disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te detenha. Dentro em pouco, os céus se enegreceram, com nuvens e vento, e caiu grande chuva. Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel. A mão do SENHOR veio sobre Elias, o qual cingiu os lombos e correu adiante de Acabe, até à entrada de Jezreel.”


Elias terminou sua jornada deixando Eliseu como seu sucessor, e sendo arrebatado:


2 Reis 2.8 a 11: “Então Elias pegou o seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, as quais se dividiram para os dois lados; e ambos passaram em seco. Quando eles tinham passado o Jordão, Elias disse a Eliseu: — Diga o que você quer que eu faça por você, antes que eu seja levado embora. Eliseu disse: — Quero receber por herança porção dobrada do seu espírito. Elias respondeu: — Você fez um pedido difícil. Mas, se você me vir quando eu for levado embora, será como você pede; porém, se você não me vir, não será assim. Enquanto iam caminhando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro, e Elias subiu ao céu num redemoinho.”



Redação

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo